Uma dúvida muito frequente dentre as mulheres é sobre o teste de farmácia. Será que ele é confiável?
Quando falamos sobre testes de gravidez estamos falando de exames que detectam o hormônio beta HCG, no sangue ou na urina. Esse hormônio começa a ser produzido no início da gravidez. Os testes de farmácia identificam a presença desse hormônio na urina, e são capazes de detectar níveis bem baixos do hormônio. A partir do primeiro dia de atraso menstrual ele vai positivar!
Quando o resultado do teste for positivo não é necessário confirmar com o exame de sangue. A mulher está grávida (pode acreditar!) e deve iniciar o acompanhamento com um obstetra. A chance de um falso positivo do teste é muito pequena.
Agora, os falsos negativos acontecem! Ou seja, as vezes a mulher está grávida e o teste vem negativo. Algumas causas para isso são:
– Teste realizado muito precocemente: a mulher está grávida, mas ainda tem níveis de beta HCG muito baixos. O teste ainda não é capaz de detectar o hormônio. Em geral acontece quando a mulher faz o teste antes do atraso menstrual.
– Mulheres com ciclo menstrual irregular: se o ciclo menstrual for irregular o teste pode vir negativo na data que a mulher achava que a menstruação viria. Nestes casos repetir o teste depois de alguns dias (caso a menstruação não venha) é uma boa ideia.
– Teste realizado inadequadamente.
Resumindo, o teste de farmácia é muito confiável.
E se você tiver qualquer dúvida em relação à possibilidade de estar grávida marque uma consulta com seu ginecologista o quanto antes.